PRODUTOS ARTESANAIS
TRADICIONAIS E LOCAIS
DA REGIÃO CENTRO
SOBRE NÓS


O Projeto Tradição Lusa enquadra-se no aviso de concurso para apresentação de candidaturas n.º CENTRO-52-2015-01 para Sistema de Apoio às Ações Coletivas - “Internacionalização” inserido no Programa Operacional Regional do Centro sendo promovido pela AASE - Associação de Artesãos da Serra da Estrela.
A TRADIÇÃO LUSA visa promover os produtos regionais da região centro de Portugal através da implementação de um plano estruturado que pretende fomentar a internacionalização nas empresas da região centro. As diversas iniciativas propõem-se em aumentar a visibilidade dos produtos artesanais da Região Centro de Portugal e consequentemente as suas exportações. O projeto tem previsto ações de promoção (feiras) dos produtos regionais e artesanais da Região Centro nos países onde a comunidade portuguesa é bastante notória e influente. Têm o intuito de aprofundar o conhecimento sobre os mercados externos pelo que surge a necessidade de estudar o potencial exportador dos produtos artesanais tradicionais e locais da Região Centro. O projeto servirá de suporte à exportação dos produtos artesanais tradicionais e locais, onde prevê a criação de um guia de apoio à exportação dos produtos artesanais tradicionais e locais da Região Centro, de Estudo sobre o potencial exportador dos produtos artesanais tradicionais e locais da Região Centro e, ainda, a criação da plataforma tecnológica - TRADIÇÃO LUSA.
Objectivos do projeto
Processos colaborativos de internacionalização, da partilha de conhecimento e capacitação para a internacionalização.
  • Prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados;
  • Promoção internacional integrada da oferta portuguesa de bens e serviços com especial foco nas empresas da Região Centro;
  • Apoiar as empresas nos domínios da inovação e da exportação;
  • Fomentar o crescimento, em quantidade e valor, das exportações das empresas com um caráter permanente e sustentável.